A criança aos 3 anos
A CRIANÇA AOS 03 ANOS
Desenvolvimento
físico e motor:
-
Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades
repetitivas;
- Sente
prazer em correr e pular;
- No
desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as
primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
-
Geralmente tem controle esfincteriano;
- Pode
agarrar bolas com as duas mãos;
- Pode
construir uma torre de 09 a 10 blocos;
- Pode
abotoar, mas não desabotoar;
Desenvolvimento
Cognitivo:
- Começa
a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;
- Gosta
de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar
as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
- Só ouve
e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
- Gosta
de inventar nomes para as pessoas e objetos;
- Gosta
de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
- Pode
comparar tamanhos;
-
Começa a usar números com significados;
- Começa
a aprender cores e figuras;
- A
duração da atenção depende do interesse na atividade;
- Pode
aprender semelhanças e diferenças;
- Pode
lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);
- Começa
a entender direções (embaixo e em cima);
-
Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
-
Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda,
recreio, parquinho);
- Pode
falar até dez, embora só possa contar dois objetos;
- Começa
a entender o significado de “mais”.
Desenvolvimento
de Linguagem Oral:
- Gosta
de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
- O
vocabulário é geralmente de 750 palavras;
- Entende
e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;
-
Expressão comum: “eu não sei”;
- Ri
muito;
- Gosta
de cantar;
-
Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;
-
Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com
fome, frio ou cansada;
Desenvolvimento
Emocional
- Pode
algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;
- As
vezes faz birra;
- Pode
ter ciúmes duradouro;
- Mostra
crescer em independência, ressentindo interferências;
- Pode
expressar raiva por meio de uma atividade física;
- Está
mais aberta a falar palavras;
- Gosta de
elogios e aprovação;
- Busca
mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
-
Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
- Começa
a entender o significado de certo e errado;
- Gosta
de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
- Mostra
confiança e amor com palavras e ações;
- Pode
ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser
bem reais;
-
Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;
- Não
aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças
ou adultos;
- Fala
sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;
-
Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;
0 comentários:
Postar um comentário