A criança aos 3 anos


A CRIANÇA AOS 03 ANOS

 

Desenvolvimento físico e motor:

- Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;

- Sente prazer em correr e pular;

- No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);

- Geralmente tem controle esfincteriano;

- Pode agarrar bolas com as duas mãos;

- Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos;

- Pode abotoar, mas não desabotoar;

 

Desenvolvimento Cognitivo:

- Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;

- Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;

- Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;

- Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos;

- Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;

- Pode comparar tamanhos;

- Começa  a usar números com significados;

- Começa a aprender cores e figuras;

- A duração da atenção depende do interesse na atividade;

- Pode aprender semelhanças e diferenças;

- Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);

- Começa a entender direções  (embaixo e em cima);

- Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;

- Começa  a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);

- Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos;

- Começa a entender o significado de “mais”.

 

Desenvolvimento de Linguagem Oral:

- Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;

- O vocabulário é geralmente de 750 palavras;

- Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;

- Expressão comum: “eu não sei”;

- Ri muito;

- Gosta de cantar;

- Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;

- Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada;

 

Desenvolvimento Emocional

- Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;

- As vezes faz birra;

- Pode ter ciúmes duradouro;

- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;

- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;

- Está mais aberta a falar palavras;

- Gosta de elogios e aprovação;

- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;

- Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;

- Começa a entender o significado de certo e errado;

- Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);

- Mostra confiança e amor com palavras e ações;

- Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais;

- Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;

- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;

- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;

- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;

 

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens retiradas do google, como eram armazenadas no pc, não tenho as referências, se a imagem for sua, só avisar, darei os devidos créditos.

  © ♥ Educadorah

Design by Emporium Digital