Projeto - Cores e formas
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS - MATERNAL
Educadora Edilaine Vendrasco – Turma: Maternal II
1) Tema: Brincando com Cores e Formas
2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e
formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3) Justificativa Nesta fase, é importante propiciar à
criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que
compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
4) Perfil do grupo Crianças de dois anos de idade,
participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e
descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Desenvolva
percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a
existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
- Procedimentais:
• Conhecer e
nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Reconhecer
existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar
diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir
trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da
construção.
• Ampliar o
conhecimento do mundo.
• Desenhar a
partir do que foi observado.
- Atitudinais:
• Interessar-se e
demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar,
valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no
momento de desenhar.
• Apreciar as
artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e
ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral
e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam
olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias
e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores
e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando
com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com
água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores
primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar
sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras
geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com
o material da bandinha; - Registrar com guaxe de cores variado o que mais
chamou atenção da criança na música; - Folhar revistas e observar o que mais
lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma
salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as
cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que
temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e
colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola
colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu
critério e observar as cores novas que descobriu; - Falar as crianças, sobre o
arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o
arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e
seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados,
colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com
o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar
autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua
casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o
roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de
levar para casa.
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando
lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da
Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história
e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com
interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e
pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir
que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que
montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as
formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande
quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora
fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar
em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma
forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas
geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura
geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar
seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um
sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do
desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato.
Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A
outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da
bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de
retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de
círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar
um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e
várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em
cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o.
Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas
caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as
bolas por cor para guardar. - Trabalho de registro montando mosaico com as
cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e
um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no
quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...
8) Avaliação
• Será feita
avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.
9)Duração
• Aproximadamente
dois meses.
0 comentários:
Postar um comentário