Dinâmicas para reuniões
DINÂMICAS
Dinâmica de grupo:
1– A BALA
Objetivo: Despertar a importância do outro,
despertar a solidariedade, perceber o nosso individualismo, descobrir a importância
de se buscar soluções em conjunto com outras pessoas.
Material:
Algumas balas, dois cabos de vassouras ou duas varas e barbante.
Desenvolvimento:
Pedem-se dois voluntários para abrir os braços. Por a vara ou o cabo de
vassoura nos ombros acompanhando os braços, amarrar os braços abertos na vara,
para não dobrar. Pôr as balas numa mesa e pedir aos dois para chuparem as balas
sem dobrar os braços que estão amarrados.
Analisar
a dinâmica:
Como se
sentiram? (pergunta-se aos dois);
O que o
grupo observou?
Poderia
ter sido diferente? Por que os dois agiram assim?
Isso
tem alguma coisa com o nosso dia-a-dia?
O que
acharam da dinâmica?
2- VARINHAS QUE NÃO SE
QUEBRAM
1- Preparar previamente um feixe de varinhas mais ou
menos da mesma espessura e tamanho.
2- Pedir que um dos participantes pegue uma delas e
a quebre (o que fará facilmente).
3 Pedir que esse mesmo participante quebre ao mesmo
tempo cinco varinhas, todas juntas num só feixe (será mais difícil).
4- Solicitar, por fim, que esse participante quebre
todas as varinhas de uma só vez; se não conseguir, poderá chamar um ou mais
companheiros para ajuda-lo.
5- Pedir que os participantes falem sobre o que
observaram, sentiram ou concluíram.
6- Terminar com uma reflexão sobre a importância de
estarmos unidos em comunidade para não “quebrarmos facilmente”. Pode-se
comparar o “isolado” a um bambu solitário num campo, ao sabor do vento que o
joga de um lado para o outro.
3- IGREJA INDIVIDUAL E
IGREJA COMUNIDADE
Dividir o
quadro ou uma cartolina em duas partes. Na primeira pedir que os participantes
de um grupo ou lideranças de uma comunidade façam um traço, um risco ou algo
assim, apenas um para cada participante
Depois pedir que no segundo espaço se faça mais um
traço, mas agora um traço para a construção de um Igreja, ou algo semelhante.
Realizar os traços até que o desenho tome a forma de uma Igreja.
Comparar os desenhos e refletir um, pouco sobre a
situação da comunidade, lideranças, participação...
4-DENTRO E FORA DO CORAÇÃO
Primeiro Momento :
Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala. Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.
Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala. Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.
Segundo Momento :
Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que está sendo feito para mudar a problemática das drogas em nossa comunidade e na sociedade de modo geral.
Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que está sendo feito para mudar a problemática das drogas em nossa comunidade e na sociedade de modo geral.
Terceiro Momento:
Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração.
Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração.
Quarto
Momento:
Nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?
Nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?
OBS:
Esta dinâmica pode ser realizada com outros temas, por exemplo, uma realidade
da comunidade, liderança, pobreza, uma avaliação de um grupo e outros motivos
presentes no momento. Pode tanto ser realizada com jovens como com adultos.
5-TUBARÃO
Material :
Um local espaçoso.
Um local espaçoso.
Como Fazer:
1. O animador explica a dinâmica: "Imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas. Quando for dita a frase 'Tá afundando', os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será 'devorado' pelo tubarão" (deve ser escolher uma pessoa com antecedência).
2. O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.
1. O animador explica a dinâmica: "Imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas. Quando for dita a frase 'Tá afundando', os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será 'devorado' pelo tubarão" (deve ser escolher uma pessoa com antecedência).
2. O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.
Conclusão:
a) Quem são os tubarões nos dias de hoje?
b) Quem é o barco?
c) Quem são os botes?
d) Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?
a) Quem são os tubarões nos dias de hoje?
b) Quem é o barco?
c) Quem são os botes?
d) Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?
6-NÓ
OBJETIVO. Fortalecer o relacionamento, diminuir as
distâncias,
Estar a tento ao outro e suas necessidades,
Saber caminhar com o outro e ajuda-lo.
DURAÇÃO. 20 a 30 min.
N°DE PARTICIPANTES - No mínimo 6
COMO FAZER - Iniciar com um circulo. Cada participante
deve decorar o nome de quem está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. O
dirigente vai motivar para que se desfaça o circulo e que circulem, pensando
sobre um assunto (relacionamento humano). Ao sinal vão se aproximando do
dirigente, bem perto, cada vez mais perto. Ir observando as dificuldades de nos
aproximarmos mais uns dos outros. Quando estiver todos bem próximos o dirigente
pede que sem sair do lugar se dêem as mãos (a direita para quem estava a sua
direita e a esquerda para quem estava a sua esquerda)... Vai se criando um nó.
E aos poucos sem soltar das mãos tendo que voltar a roda inicial. Uns vão ter
que abaixar, levantar para o outro passar...
PARTILHAR - fazer as observações , partilhar os
sentimentos anseios, dificuldades...
7-CONFIANÇA
Objetivos:
Dinâmica com o objetivo de ver se o grupo todo confia nos seus integrantes.
Dinâmica com o objetivo de ver se o grupo todo confia nos seus integrantes.
Como
Fazer:
1 - Cada dois ou três reunem-se e um dos três deve estar com os olhos vendados.
2 - Os outros dois vão guiá-lo por um circuito criado pelo grupo onde devem haver "obstáculos".
3 - Os que estão com os olhos vendados devem confiar cegamente nos que estão os guiando.
4 - Depois mudam-se os trios ou duplas, muda-se um pouco o circuito, e repete-se o exercício com aqueles que não tiveram seus olhos vendados ainda.
5 - Depois, em uma conversa aberta, vê-se quem foram as pessoas que confiaram, ou não, em suas duplas!
1 - Cada dois ou três reunem-se e um dos três deve estar com os olhos vendados.
2 - Os outros dois vão guiá-lo por um circuito criado pelo grupo onde devem haver "obstáculos".
3 - Os que estão com os olhos vendados devem confiar cegamente nos que estão os guiando.
4 - Depois mudam-se os trios ou duplas, muda-se um pouco o circuito, e repete-se o exercício com aqueles que não tiveram seus olhos vendados ainda.
5 - Depois, em uma conversa aberta, vê-se quem foram as pessoas que confiaram, ou não, em suas duplas!
8-A VELA E O COPO
Objetivo:
Mostrar que nada sobrevive, quando uma pessoa se sente prisioneira de alguém ou de si mesma.
Mostrar que nada sobrevive, quando uma pessoa se sente prisioneira de alguém ou de si mesma.
Material:
Uma vela, fósforos e um copo de vidro transparente.
Uma vela, fósforos e um copo de vidro transparente.
Como Fazer:
1.
Colocar uma vela sobre a mesa e acende-la cuidadosamente. Deixar que se queime
por alguns segundos.
2. Em seguida, pegar um como transparente e, cuidadosamente e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.
3. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.
2. Em seguida, pegar um como transparente e, cuidadosamente e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.
3. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.
9-COMPRIMIDO PARA A FÉ
Material:
Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Como Fazer:
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.
2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.
5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.
6. Pedir que os participantes digam o que observaram.
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.
2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.
5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.
6. Pedir que os participantes digam o que observaram.
Utilidade Pastoral:
Nós,
Templo do Espírito Santo. A graça de Deus na vida do cristão.
10-CONSTRUÇÃO DO BONECO
Objetivo:
Mostrar que tudo que é feito em equipe participativa fica mais bem-feito e melhor.
Mostrar que tudo que é feito em equipe participativa fica mais bem-feito e melhor.
Material:
Pincel, tesoura e fita adesiva.
Pincel, tesoura e fita adesiva.
Como Fazer:
1. O coordenador da dinâmica deve montar dois
grupos, com 13 pessoas em casa um.
2. O primeiro grupo deverá montar um boneco, usando folhas de jornal, mas trabalhando em equipe. Para isso, deverá trabalhar em um conto da sala onde não possam ser visualizados pelas pessoas que não participam dos grupos.
3. O segundo grupo deverá montar o mesmo boneco. Cada pessoa do grupo deverá confeccionar uma parte do boneco, onde não poderão dizer para ninguém que parte é a sua e nem mostrar (para que isto ocorra e recomendado que sentem longe um dos outros).
4. O Boneco deve ser confeccionado na seguinte ordem:
2. O primeiro grupo deverá montar um boneco, usando folhas de jornal, mas trabalhando em equipe. Para isso, deverá trabalhar em um conto da sala onde não possam ser visualizados pelas pessoas que não participam dos grupos.
3. O segundo grupo deverá montar o mesmo boneco. Cada pessoa do grupo deverá confeccionar uma parte do boneco, onde não poderão dizer para ninguém que parte é a sua e nem mostrar (para que isto ocorra e recomendado que sentem longe um dos outros).
4. O Boneco deve ser confeccionado na seguinte ordem:
1ª pessoa: cabeça.
2ª pessoa: orelha direita.
3ª pessoa: orelha esquerda.
4ª pessoa: pescoço.
5ª pessoa: corpo (tronco).
6ª pessoa: braço direito.
7ª pessoa: braço esquerdo.
8ª pessoa: mão direita.
9ª pessoa: mão esquerda.
10ª pessoa: perna direita.
11ª pessoa: perna esquerda.
12ª pessoa: pé direito.
13ª pessoa: pé esquerdo.
5. Dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para a montagem dos bonecos.
6. Os participantes do segundo grupo não poderão ser visualizados, de modo que irão confeccionar partes de tamanhos diferentes, porque não trabalharam em equipe.
7. Pedir para as equipes montarem na parede, com a ajuda de uma fita adesiva, seus respectivos bonecos.
8. Conseqüências:
5. Dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para a montagem dos bonecos.
6. Os participantes do segundo grupo não poderão ser visualizados, de modo que irão confeccionar partes de tamanhos diferentes, porque não trabalharam em equipe.
7. Pedir para as equipes montarem na parede, com a ajuda de uma fita adesiva, seus respectivos bonecos.
8. Conseqüências:
a) A 1ª equipe terá um boneco mais uniforme, formado
de partes proporcionais;
b) A 2ª equipe, por não terem trabalhado juntos. Fez
seu boneco com braços, pernas e outros membros de tamanho desproporcionais.
Conclusão:
Pedir para os grupos falarem o que observaram, bem como as pessoas que não participaram dos grupos, e que conclusão tiraram disso tudo.
Pedir para os grupos falarem o que observaram, bem como as pessoas que não participaram dos grupos, e que conclusão tiraram disso tudo.
11-EU
E MEU GRUPO
Objetivos:
Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.
Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.
Como
Fazer:
1. Cada um responde em particular às perguntas:
a) que me agrada no grupo?
b) que não me agrada?
c) que recebo dele?
d) o que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
e) que recebo de cada pessoa?
f) que ofereço ao grupo?
g) qual foi a maior tristeza?
2. Cada um responde o que escreveu.
3. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade, mas principalmente de se escutarem reciprocamente.
4. Depois de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.
1. Cada um responde em particular às perguntas:
a) que me agrada no grupo?
b) que não me agrada?
c) que recebo dele?
d) o que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
e) que recebo de cada pessoa?
f) que ofereço ao grupo?
g) qual foi a maior tristeza?
2. Cada um responde o que escreveu.
3. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade, mas principalmente de se escutarem reciprocamente.
4. Depois de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.
12-BRINCADEIRA DOS OBJETOS
Material: objetos variados
Colocar os objetos no chão enquanto os participantes
(dois, três), estão olhando os objetos e pedir para pisar . Depois tirar os
participante do lugar e vendar o primeiro (enquanto isso os outros tiram os
objetos do chão). A pessoa vai cuidadosamente pisar no chão, mas não tem nada.
E assim continua com os outros vendados.
13-DINÂMICA DO COMPANHEIRISMO
Material: folhas de jornal e música .
*Colocar algumas folhas de jornal no chão para integrantes da brincadeira. A música alta,
depois baixa o volume e organizador da brincadeira diz – “O navio afundou
cuidado com os tubarões”. Os integrantes procuram abrigo nas ilhas (os
jornais). Cada vez se tira jornais do chão e assim se repete, até ficar a
última folha e todos ter que ficar naquele único jornal.
- SIGNIFICADO: Que nessa hora não devemos ter
egoísmo, e sim vontade de ajudar o próximo.
14-DINÂMICA DA FLOR
Material: flores feitas de folha de ofício e uma
bacia com água.
*Colocar as folhas na bacia com água, a flor vai se
abrindo aos poucos.
- Pode ser para uma dinâmica para amizade como para
família ,ou como achar melhor.
-SIGNIFICADO: Nos colocarmos no lugar daquela flor ,
será que estamos ajudando e abrindo o nosso coração para a sociedade ou para família e
amigos.
15-DINÂMICA DA REALIDADE DA VIDA
Material: papel com características da vida
(prostituta, drogados, bêbado, ladrão, mentiroso ,padre, leigo, cristão,
missionário, etc;)
*Colocar na
testa de cada participante e num círculo ficam passando , se olhando sem nada a
dizer
(pedir para
cada participante reagirem como reagiriam diante dessas pessoas ,dessas
características). Depois cada um olha o que tem na testa e fala como foi que se
sentiu diante dos olhares , cada um passa uma mensagem de como acha que deve
reagir nessas situações.
16 – A FRASE QUEBRA-CABEÇA
1-
Formar dois grupos, em círculo, com seis ou sete pessoas em cada um.
Pedir para que se sentem, no chão, com um pequeno espaço entre um e outro.
2-
Os demais participantes ficarão observando tudo silenciosamente.
3-
Para cada grupo entregar dois envelopes contendo em cada um uma frase
com suas letras separadas. O grupo deverá descobrir a frase que deverá ser
montada com as letras e, ao mesmo tempo monta-la no chão.
4-
No primeiro envelope, colocar a seguinte frase com as letras recortadas
e embaralhadas:
A VOCAÇÃO MORRE NO
ISOLAMENTE.
5-
No segundo grupo, colocar a seguinte frase:
UM GRUPO FECHADO NÃO
SOBREVIVO.
6-
Como você pode observar, as duas letras finais de cada frase foram
trocadas propositalmente. O grupo deverá montar a frase e, ao chegar na letra
final, após ler o sentido da frase, perceberá que a letra poderá estar no grupo
vizinho.
7-
Para que a frase seja montada, o coordenador poderá dar pistas da
seqüência das palavras que ainda faltam. Ou com que sílaba começam. Poderá,
ainda, dizer quando acertaram.
8-
Todas as pessoas do dois grupos irão falar:
·
O que aprenderam com a dinâmica ;
·
O que observaram no comportamento dos participantes – se todos
trabalharam ou se um só ditou as normas; etc...
Dinâmica de liderança:
17-O TRABALHO EM EQUIPE
Objetivo:
Ressaltar a importância do trabalho em equipe.
Ressaltar a importância do trabalho em equipe.
Como Fazer:
A aplicação da técnica, inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante.Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la e escrever nela o nome de uma pastoral ou movimento, é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas. Reflete um pouco o número de pessoas disponíveis a assumir responsabilidades na comunidade.
A aplicação da técnica, inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante.Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la e escrever nela o nome de uma pastoral ou movimento, é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas. Reflete um pouco o número de pessoas disponíveis a assumir responsabilidades na comunidade.
18- A LIÇÃO DA PLANTA:
Material:
- Uma plantinha meio murcha
enterrada num vaso ou um galho enterrado;
Copo com água;
-
Decorar bem a história para contá-la.
1- Levar para a sala uma plantinha meio murcha
enterrada num vaso (pode-se usar um galho enterrado num vaso).
2- Contar aos participantes esta história, enquanto
molha a planta com água.
“Em uma
localidade um casal estava prestes a separar-se. Já dormiam em camas separadas.
Resolveram dar-se mais uma chance, procurando a
ajuda de um sábio do lugar onde viviam.
Este lhes deu uma pequena plantinha e lhes disse que
a plantassem no jardim de sua casa. Caso a plantinha não morresse, vivesse,o
casamento estaria salvo.
O problema é que na região havia uma grande seca.
Com medo que a plantinha não vingasse, a esposa
levantou-se de madrugada com uma caneca de água para molha-la, afinal ela
queria salvar seu casamento. Saiu em silêncio para que seumarido não a visse
molhar a planta. Para sua surpresa, lá chegando, o esposo já estava molhando a
plantinha em plena madrugada. Os dois se abraçaram diante da planta e se reconciliaram.
3- Deixar que o grupo comente a história, o que
acharam.
Lição:
Quando marido
e mulher querem, o casamento vai bem, e quando um não quer, dois não brigam.
Descontração e integração
19-TROCA-TROCA
Objetivos:
Sentir a realidade do outro. Conscientizar de que somos diferentes uns dos outros.
Sentir a realidade do outro. Conscientizar de que somos diferentes uns dos outros.
Material:
Caixas de papelão ou sacos plásticos.
Caixas de papelão ou sacos plásticos.
Como Fazer:
1 - Se o grupo for grande dividir em equipes
2 - Deixar em cada equipe uma caixa de papelão
3 - Pedir aos participantes tirarem seus sapatos e colocarem na caixa
4 - Ao sinal todos deverão colocar os sapatos novamente o mais rápido possível para sentir-se bem dentro de sua realidade
5 - Após 1 minuto, parar para avaliar o resultado
6 - Num 2º momento, recolher os sapatos e distribuí-los aos participantes, de tal modo que ninguém fique com os seus próprios sapatos.
7 - Ao sinal todos deverão colocar os sapatos do colega para sentir a realidade do próximo.
8 - Avaliar os últimos resultados, comparando-os com o 1º
1 - Se o grupo for grande dividir em equipes
2 - Deixar em cada equipe uma caixa de papelão
3 - Pedir aos participantes tirarem seus sapatos e colocarem na caixa
4 - Ao sinal todos deverão colocar os sapatos novamente o mais rápido possível para sentir-se bem dentro de sua realidade
5 - Após 1 minuto, parar para avaliar o resultado
6 - Num 2º momento, recolher os sapatos e distribuí-los aos participantes, de tal modo que ninguém fique com os seus próprios sapatos.
7 - Ao sinal todos deverão colocar os sapatos do colega para sentir a realidade do próximo.
8 - Avaliar os últimos resultados, comparando-os com o 1º
Iluminação
Bíblica:
Rm 12, 15
Rm 12, 15
20-ACENDER E APAGAR
Material:
Uma caixa de fósforos e dez velas para cada equipe, latas de conserva cheias de areia para se colocar as velas, um apito ou sino para o animador.
Uma caixa de fósforos e dez velas para cada equipe, latas de conserva cheias de areia para se colocar as velas, um apito ou sino para o animador.
Como
Fazer:
1 - O animador divide o grupo em duas equipes, que se organizam em filas paralelas, atrás da linha de partida.
2 - Em frente a cada equipe, colocam-se as velas, cobrindo o percurso que vai desde a linha de partida até a meta (15 metros).
3 - O primeiro integrante de cada fila recebe uma caixa de fósforos.
4 - A um sinal do animador, correm a acender as velas. Acendida a última, cada qual volta para sua fila e toca no ombro do segundo participante. Este corre a apagar as velas. Ao terminar, volta para sua fila e toca no ombro do terceiro. Este corre e faz o mesmo que o primeiro participante.
5 - O exercício continua assim até que a fila inteira participe. Ganha a equipe que terminar primeiro.
1 - O animador divide o grupo em duas equipes, que se organizam em filas paralelas, atrás da linha de partida.
2 - Em frente a cada equipe, colocam-se as velas, cobrindo o percurso que vai desde a linha de partida até a meta (15 metros).
3 - O primeiro integrante de cada fila recebe uma caixa de fósforos.
4 - A um sinal do animador, correm a acender as velas. Acendida a última, cada qual volta para sua fila e toca no ombro do segundo participante. Este corre a apagar as velas. Ao terminar, volta para sua fila e toca no ombro do terceiro. Este corre e faz o mesmo que o primeiro participante.
5 - O exercício continua assim até que a fila inteira participe. Ganha a equipe que terminar primeiro.
21-JORNAL FALADO
Objetivos:
Organizar informações sobre um determinado assunto; desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização; sintetizar idéias e fatos; transmitir idéias com pronúncia adequada e correta.
Organizar informações sobre um determinado assunto; desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização; sintetizar idéias e fatos; transmitir idéias com pronúncia adequada e correta.
Como Fazer:
1 - Formar pequenos grupos.
2 - O coordenador apresenta o tema para estudo, pesquisa.
3 - Cada grupo pesquisa e estuda o tema.
4 - Cada grupo sintetiza as idéias do tema.
5 - Elaboração das notícias para apresentação, de forma bastante criativa.
6 - Apresentação do jornal ao grupão.
1 - Formar pequenos grupos.
2 - O coordenador apresenta o tema para estudo, pesquisa.
3 - Cada grupo pesquisa e estuda o tema.
4 - Cada grupo sintetiza as idéias do tema.
5 - Elaboração das notícias para apresentação, de forma bastante criativa.
6 - Apresentação do jornal ao grupão.
Avaliação:
1- Quais os momentos que mais nos agradaram?
2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?
1- Quais os momentos que mais nos agradaram?
2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?
22-DESENHO DOS PÉS
Objetivos:
Socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se.
Socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se.
Material:
Uma grande folha de papel e lápis colorido para cada participante.
Uma grande folha de papel e lápis colorido para cada participante.
Como
Fazer:
1. O animador motiva os participantes a desenharem num grande papel o próprio pé.
2. Em seguida, encaminha a discussão, de forma que todos os participantes tenham oportunidade de dizer o que pensam.
a) Todos os pés são iguais?
b) Estes pés caminham muito ou pouco?
c) Por que precisam caminhar?
d) Caminham sempre com um determinado objetivo?
e) Quanto já caminhamos, lembrar de pessoas que lutaram por objetivos concretos e conseguiram alcançá-los.
3. Terminada a discussão, o animador convida a todos que escrevam no pé que desenharam algum compromisso concreto que irão assumir.
1. O animador motiva os participantes a desenharem num grande papel o próprio pé.
2. Em seguida, encaminha a discussão, de forma que todos os participantes tenham oportunidade de dizer o que pensam.
a) Todos os pés são iguais?
b) Estes pés caminham muito ou pouco?
c) Por que precisam caminhar?
d) Caminham sempre com um determinado objetivo?
e) Quanto já caminhamos, lembrar de pessoas que lutaram por objetivos concretos e conseguiram alcançá-los.
3. Terminada a discussão, o animador convida a todos que escrevam no pé que desenharam algum compromisso concreto que irão assumir.
23-Dinâmica: FLOQUINHOS DE
ALGODÃO
Material: Saquinhos ,algodão, perfume, fita mimosa,
papel com o dizer: HARMONIA, PAZ e
FELICIDADE (colar uma palavra em cada saquinho, com algodão passada perfume e
fechar com fita mimosa). Há alguns
anos atrás, em uma pequena cidade, não muito longe daqui, existia um belo
costume entre as famílias: quando uma criança nascia, toda a comunidade
comparecia na casa desta família e ali recebia um saquinho com floquinhos de
algodão perfumado e quente, com votos de harmonia, paz e felicidade. Quem
recebesse este saquinho tinha a tarefa de partilhar o presente com o maior
número de pessoas possível, assim seus sonhos e desejos se realizavam.
Um certo dia, uma bruxa chegou ao local quebrando o
encanto. Enfeitiçou o líder da comunidade, que proibiu o uso deste
costume.
O tempo
passou e as pessoas esquecendo tão bonita tradição. Alguns se tornaram frios e
egoístas, outros conformados com a situação em que se encontravam.
Harmonia e a felicidade tão abundante em tempos
passados.
Tudo em vão... O esforço de poucos se perdia diante
da ganância e do ciúme de muitos.
Eis que um
dia, ao nascer uma linda criança, uma fada por ali passava e ficou compadecida.
Na esperança de reconquistar a alegria para àquela cidade espalhou o pó mágico
pelo ar e escondeu saquinhos com os floquinhos perfumados por todos os lugares
e disse: “No mundo dos homens é preciso redescobrir a esperança, reinventar os
sonhos, partilhara alegria, buscar o equilíbrio. A criança que acaba de nascer,
traz consigo os presságios de felicidade e paz. O símbolo desta felicidade são
os floquinhos perfumados. Procure... Procure incansavelmente seus floquinhos...
Ele está bem perto de você... Quando achá-lo,
troque-o muitas, muitas vezes... Abrace seu companheiro... Ao abraça-lo
transmita muita energia positiva, muita
paz, harmonia e felicidade... Deixe seu coração sentir a grande verdade: É
melhor dar que receber. Esta é a receita
da verdadeira felicidade...”
à Fazer como no texto fala (esconder os floquinhos. E depois quando
achar trocar muitas vezes).
24-LOBO E OVELHAS
Objetivos:
Estimular a participação nas reuniões e trabalhos.
Estimular a participação nas reuniões e trabalhos.
Como Fazer:
1 - O coordenador da dinâmica escolhe um jogador e demarca uma zona neutra.
2 - Depois pede para os demais participantes fazerem um círculo ao redor do escolhido, que será o "Lobo".
3 - As ovelhas ficam circulando o lobo e cantando "Vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, você já está pronto?"
4 - A cada pergunta o lobo inventa uma nova desculpa, do tipo "não ainda estou me vestindo", assim, após retardar o início do jogo, até que, de surpresa, ele grita: "estou pronto, e lá vou eu!..."
5 - Todas as ovelhas devem correr para a zona neutra para não serem pegas pelo lobo, aquela que ele pegar será o lobo na rodada seguinte.
1 - O coordenador da dinâmica escolhe um jogador e demarca uma zona neutra.
2 - Depois pede para os demais participantes fazerem um círculo ao redor do escolhido, que será o "Lobo".
3 - As ovelhas ficam circulando o lobo e cantando "Vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, você já está pronto?"
4 - A cada pergunta o lobo inventa uma nova desculpa, do tipo "não ainda estou me vestindo", assim, após retardar o início do jogo, até que, de surpresa, ele grita: "estou pronto, e lá vou eu!..."
5 - Todas as ovelhas devem correr para a zona neutra para não serem pegas pelo lobo, aquela que ele pegar será o lobo na rodada seguinte.
25-DESEJE AO
SEU PRÓXIMO SEMPRE O MELHOR.
Distribuir para cada participante um bilhete escrito:
DE:
PARA:
Pedir para escolherem alguém do grupo para quem gostariam de mandar o
bilhete e escrevendo no verso o que gostariam que a pessoa fizesse.Ex.: imitar
alguém, dançar, cantar, etc... Onde for DE: pôr o seu nome, onde for PARA: pôr
o nome do destinatário. O coordenador recolhe os bilhetes e os entrega ao
destinatário, dá um tempo para eles lêem, em seguida recolhe os bilhetes
novamente e entrega ao remetente dizendo que ele é que terá que imitar. Depois
que todos tiverem cumprido a tarefa, o coordenador comenta sobre como é fácil
quando os outros é que tem que fazer, quando a responsabilidade é dos outros e
não nossa, etc...
26-CAÇA AO TESOURO
Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes
umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.
Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um
grupo maior, é interessante aumentar o número de questões
Propostas.
Material necessário: uma folha com o questionário e
um lápis ou caneta para cada um.
Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos
participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance
de se conhecerem.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.
1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes:
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade:
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:
5. Alguém que use óculos:
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua:
7. Alguém que goste de verde-abacate:
8. Alguém que tenha a mesma idade que você:
9. Alguém que esteja de meios azuis:
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?):
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes:
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade:
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:
5. Alguém que use óculos:
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua:
7. Alguém que goste de verde-abacate:
8. Alguém que tenha a mesma idade que você:
9. Alguém que esteja de meios azuis:
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?):
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou
reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.
27-EU SOU ALGUÉM
Finalidade: Perceber os valores
pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais.
Material: Folhas de papel e lápis.
Descrição:
1 - Em círculo, sentados.
2 - Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo.
3 - Solicitar que virem a folha dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo.
4 - Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões.
5 - Em plenário: - Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?
1 - Em círculo, sentados.
2 - Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo.
3 - Solicitar que virem a folha dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo.
4 - Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões.
5 - Em plenário: - Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?
Comentários:
1 - A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios.
2 - Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de vinte participantes.
1 - A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios.
2 - Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de vinte participantes.
28-VAMOS DESCOBRIR O FILME:
Material necessário:
- Relação de filmes conhecidos;
-
1º Passo: Dividir os participantes em dois grupos. Cada um dos membros
dos grupos irá apresentar, alternadamente, por meio de mímica, o nome de um
filme.
-
2º Passo: O grupo A vai até um membro do grupo B e no seu ouvido, fala
o nome de um filme. Este deverá fazer a mímica, e o seu grupo B terá de
adivinhar.
-
3º Passo: Se não adivinhar, após alguns minutos de tentativa, poderá
dizer o nome do filme e o outro grupo A é que ficará com os pontos.
-
4º Passo: Depois um integrante do grupo B vai até um integrante do
grupo A e fala no ouvido dele, o nome de outro filme. Este procede da mesma
forma: fará a mímica e o seu grupo tentará adivinhar, caso não o consiga, os
pontos serão do grupo B.
-
5º Passo: Continuar a dinâmica até o orientador perceber que houve a
integração entre os participantes.
-
6º Passo: O orientador deve cuidar para que os grupos não entrem em
conflito nem criem rivalidade.
-
7º Passo: Fazer os grupos entenderem que o mais importante é a
participação de cada pessoa dentro do grupo.
OBS.: Não usar títulos de filmes em inglês, pois
torna mais difícil a compreensão. Usar filmes populares ou que a maioria
conheça.
29 – O QUE MAIS ME TOCOU
1- Colocar no centro de uma sala uma grande cruz,
deitada no chão.
2- Aos pés da cruz uma vela enfeitada, símbolo do
Ressuscitado.
3- Frases escritas com hidrocor sobre folhas
sulfite. As frases podem ser extraídas da Bíblia ou pensamentos com um
significado profundo para o grupo.
4- Espalhar as frases ao redor da cruz. Pedir aos
participantes que caminhem em círculo olhando as frases. Devem parar em torno
daquela frase que mais lhes chamou a atenção. Assim, num mesmo grupo teríamos
mais de uma pessoa ou mesmo uma só pessoa.
5- Dar algum tempo para que os grupinhos reflitam
sobre a frase.
6- Pedir que comentem o que refletiram com todos do
grande grupo.
30-RÓTULOS
Objetivo:
Como devo tratar o próximo.
Como devo tratar o próximo.
Material:
Etiquetas para todos os participantes.
Etiquetas para todos os participantes.
Como Fazer:
1- Escrever em cada etiqueta um rótulo que a sociedade pode colocar nas pessoas. Ex.: Nerd
2- A seguir, as etiquetas são coladas na testa de cada participante, de modo que ele não veja o que está escrito na sua etiqueta, mas veja o que está escrito nas etiquetas dos outros.
3- Pede-se então que os participantes conversem entre si tratando o outro como se ele fosse o que está escrito em sua testa (pode-se dividir em subgrupos).
4- Após um tempo, determinado pelo coordenador da dinâmica, sentar-se em círculo e pedir que cada um diga se descobriu o que está escrito na própria testa, e como se sentiu sendo tratado assim.
1- Escrever em cada etiqueta um rótulo que a sociedade pode colocar nas pessoas. Ex.: Nerd
2- A seguir, as etiquetas são coladas na testa de cada participante, de modo que ele não veja o que está escrito na sua etiqueta, mas veja o que está escrito nas etiquetas dos outros.
3- Pede-se então que os participantes conversem entre si tratando o outro como se ele fosse o que está escrito em sua testa (pode-se dividir em subgrupos).
4- Após um tempo, determinado pelo coordenador da dinâmica, sentar-se em círculo e pedir que cada um diga se descobriu o que está escrito na própria testa, e como se sentiu sendo tratado assim.
Conclusão:
a) Por que julgamos as pessoas por um rótulo que outros lhe põe?
b) Por que discriminamos as pessoas pelo que achamos que são?
a) Por que julgamos as pessoas por um rótulo que outros lhe põe?
b) Por que discriminamos as pessoas pelo que achamos que são?
Sugestões:
1- Drogado
2- Roqueiro
3- Criança
4- Presidiário
5- Alcoólatra
6- Mendigo
7- Mauricinho / Patrícia
8- Tristonho
9- Chato etc.
1- Drogado
2- Roqueiro
3- Criança
4- Presidiário
5- Alcoólatra
6- Mendigo
7- Mauricinho / Patrícia
8- Tristonho
9- Chato etc.
31- SENTINDO O ESPÍRITO
Objetivo:
Mostra que não adianta falarmos do Espírito Santo se não provarmos e sentirmos ele em nossas vidas.
Mostra que não adianta falarmos do Espírito Santo se não provarmos e sentirmos ele em nossas vidas.
Material:
Uvas.
Uvas.
Como Fazer:
1. O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo.
2. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que está o sabor destas uvas.
3. Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que está doce, que está azeda, que está suculenta etc.
4. Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer.
5. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?).
1. O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo.
2. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que está o sabor destas uvas.
3. Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que está doce, que está azeda, que está suculenta etc.
4. Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer.
5. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?).
Conclusão:
Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nós.
Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nós.
Dinâmica
de apresentação
32-DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
Objetivo:
Conhecimentos mútuos, memorização dos nomes e integração grupal.
Conhecimentos mútuos, memorização dos nomes e integração grupal.
Como Fazer:
1. Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Roberto Risonho.
2. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
1. Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Roberto Risonho.
2. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
Iluminação
Bíblica:
Ap 2,17 e Sl 139
Ap 2,17 e Sl 139
33-BRINCADEIRA DE ESTÁTUAS
Fazer uma roda, e outra por fora, os de dentro giram
para direita com os olhos fechados, os de fora giram para a esquerda ,aí todos
param. Os que estão fora fazem massagem
na pessoa que está dentro a sua frente e posicionam aquela pessoa numa estátua, os que fizeram massagem
caminham para outro lugar e se posiciona do mesmo jeito que fez a estátua. Os
que estavam dentro procuram a estátua de como eles próprio estavam esses dois se apresentam (nome, idade, sonhos, ) um para
outro, esses mesmos trocam de personalidade.
34- CARÍCIA DOS NOMES
Objetivo:
Identificar cada pessoa do grupo pelo nome, aprender o nome de cada um e promover a integração do grupo.
Identificar cada pessoa do grupo pelo nome, aprender o nome de cada um e promover a integração do grupo.
Desenvolvimento 1:
1. Grupo em círculo, sentado.
2. Cada participante fala o seu nome alto, de olhos fechados.
3. Todo o grupo repete o nome que foi falado, várias vezes, de forma cantada. Todos ao mesmo tempo, cada um a seu modo, até sentirem-se satisfeitos, passando, então, para outro participante, repetindo o mesmo procedimento.
4. Quando o grupo inteiro tiver realizado o exercício, pedir às pessoas que falem dos sentimentos surgidos durante a atividade.
1. Grupo em círculo, sentado.
2. Cada participante fala o seu nome alto, de olhos fechados.
3. Todo o grupo repete o nome que foi falado, várias vezes, de forma cantada. Todos ao mesmo tempo, cada um a seu modo, até sentirem-se satisfeitos, passando, então, para outro participante, repetindo o mesmo procedimento.
4. Quando o grupo inteiro tiver realizado o exercício, pedir às pessoas que falem dos sentimentos surgidos durante a atividade.
Desenvolvimento 2:
1. Grupo em círculo, de pé. Cada participante diz seu nome em voz alta, cantando-o explicar que esse "cantar" é um novo ritmo, uma nova entonação que se dá ao nome próprio.
2. Após o "canto" de cada nome, o grupo repete, na mesma entonação e ritmo, o cantar do companheiro.
1. Grupo em círculo, de pé. Cada participante diz seu nome em voz alta, cantando-o explicar que esse "cantar" é um novo ritmo, uma nova entonação que se dá ao nome próprio.
2. Após o "canto" de cada nome, o grupo repete, na mesma entonação e ritmo, o cantar do companheiro.
Comentários:
Apesar de ser um trabalho leve e fácil de se realizar, muitas vezes o grupo se depara com sua timidez, crítica e censura. O facilitador deve estar atento às dificuldades surgidas para que, junto com uma discussão com o grupo, possa superá-las. É um trabalho a ser realizado nas fases iniciais do processo grupal, como uma atividade de apresentação, facilitando o conhecimento e a memorização dos nomes de cada participante e servindo como dinâmica de aquecimento. Outra ocasião em que pode ser aplicada é quando o grupo está envolvido em questões tensas e o facilitador sente a necessidade de modificar o clima.
Apesar de ser um trabalho leve e fácil de se realizar, muitas vezes o grupo se depara com sua timidez, crítica e censura. O facilitador deve estar atento às dificuldades surgidas para que, junto com uma discussão com o grupo, possa superá-las. É um trabalho a ser realizado nas fases iniciais do processo grupal, como uma atividade de apresentação, facilitando o conhecimento e a memorização dos nomes de cada participante e servindo como dinâmica de aquecimento. Outra ocasião em que pode ser aplicada é quando o grupo está envolvido em questões tensas e o facilitador sente a necessidade de modificar o clima.
35-CESTAS DE FRUTAS
Material:
Uma cadeira para cada participante.
Uma cadeira para cada participante.
Como Fazer:
1. O animador convida os presentes a sentarem-se formando um círculo e dá a cada um o nome de uma fruta. Os nomes das frutas são repetidos várias vezes.
2. Explica a maneira de fazer o exercício: Conta-se uma história e toda vez que for mencionado o nome de uma fruta, a pessoa que recebeu o nome daquela fruta troca de lugar. Se, entretanto, aparecer na história a palavra cesta, todos mudam de lugar. Como o animador também participa do jogo, uma pessoa permanecerá em pé e fará a sua própria apresentação. A dinâmica será repetida várias vezes, até que todos tenham se apresentado.
1. O animador convida os presentes a sentarem-se formando um círculo e dá a cada um o nome de uma fruta. Os nomes das frutas são repetidos várias vezes.
2. Explica a maneira de fazer o exercício: Conta-se uma história e toda vez que for mencionado o nome de uma fruta, a pessoa que recebeu o nome daquela fruta troca de lugar. Se, entretanto, aparecer na história a palavra cesta, todos mudam de lugar. Como o animador também participa do jogo, uma pessoa permanecerá em pé e fará a sua própria apresentação. A dinâmica será repetida várias vezes, até que todos tenham se apresentado.
Avaliação:
1) Que proveito tiramos do exercício?
2) Como estamos nos sentindo?
1) Que proveito tiramos do exercício?
2) Como estamos nos sentindo?
36-CARTÃO MUSICAL
Objetivos:
Facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo.
Facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo.
como Fazer:
1 - Coordenador distribui um cartão, um lápis e um alfinete para cada participante e pede que cada um escreva no cartão o nome e prenda-o na blusa. (Não pode ser apelido)
2 - Os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro e convida os demais a cantar: "Quando vim para este grupo, um(a) amigo(a) eu encontrei (o coordenador escolhe uma pessoa) como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a) chamei. Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar"(bis). (Melodia: Oh, suzana!!)
3 - O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado.
4 - A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira: "Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei, como eu não tinha nome, de ...(cada um grita seu nome) eu o chamei. Oh! amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar (bis)"
1 - Coordenador distribui um cartão, um lápis e um alfinete para cada participante e pede que cada um escreva no cartão o nome e prenda-o na blusa. (Não pode ser apelido)
2 - Os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro e convida os demais a cantar: "Quando vim para este grupo, um(a) amigo(a) eu encontrei (o coordenador escolhe uma pessoa) como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a) chamei. Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar"(bis). (Melodia: Oh, suzana!!)
3 - O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado.
4 - A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira: "Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei, como eu não tinha nome, de ...(cada um grita seu nome) eu o chamei. Oh! amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar (bis)"
Avaliação:
1 - Para que serviu a dinâmica?
2 - Como nos sentimos?
1 - Para que serviu a dinâmica?
2 - Como nos sentimos?
37-ANÚNCIOS CLASSIFICADOS
Objetivos:
Apresentar pessoas que quase não se conhecem.
Apresentar pessoas que quase não se conhecem.
Material:
Papel e caneta para cada um.
Papel e caneta para cada um.
Como
Fazer:
1. Cada participante recebe uma folha em branco e nela escreve um anúncio classificado sobre ele mesmo, se oferecendo para um serviço, curso ou outra coisa.
2. A folha não pode conter nome.
3. Os classificados são afixados na parede e os participantes devem ler os anúncios e durante 20 minutos tentar descobrir quem são as pessoas anunciadas.
4. Em seguida o coordenador deve perguntar:
a) quem se reconheceu através dos anúncios classificados,
b) quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito,
c) como cada um se sentiu ao ver seu anúncio sendo lido pelos outros,
d) o que falta para que o grupo se conheça melhor.
1. Cada participante recebe uma folha em branco e nela escreve um anúncio classificado sobre ele mesmo, se oferecendo para um serviço, curso ou outra coisa.
2. A folha não pode conter nome.
3. Os classificados são afixados na parede e os participantes devem ler os anúncios e durante 20 minutos tentar descobrir quem são as pessoas anunciadas.
4. Em seguida o coordenador deve perguntar:
a) quem se reconheceu através dos anúncios classificados,
b) quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito,
c) como cada um se sentiu ao ver seu anúncio sendo lido pelos outros,
d) o que falta para que o grupo se conheça melhor.
38-FAZENDO COMPRAS
Objetivos:
Para descontração e memorização de nomes de todos do grupo.
Para descontração e memorização de nomes de todos do grupo.
Como
Fazer:
1. Todos estão sentados em círculos e o coordenador, em pé, diz: Fui fazer compras com... (e diz o nome de várias pessoas do grupo).
2. De repente, acrescenta: Não tenho mais dinheiro.
3. Quem teve o nome citado deve trocar de lugar rapidamente e o coordenador se senta entre eles.
4. Alguém ficará sem lugar, em pé. Este será o próxima a fazer compras e assim continua.
5. Se alguém não perceber que seu nome foi citado e por isso não se levantar, será o que vai fazer compras.
1. Todos estão sentados em círculos e o coordenador, em pé, diz: Fui fazer compras com... (e diz o nome de várias pessoas do grupo).
2. De repente, acrescenta: Não tenho mais dinheiro.
3. Quem teve o nome citado deve trocar de lugar rapidamente e o coordenador se senta entre eles.
4. Alguém ficará sem lugar, em pé. Este será o próxima a fazer compras e assim continua.
5. Se alguém não perceber que seu nome foi citado e por isso não se levantar, será o que vai fazer compras.
39-NOME PERDIDO
Objetivo:
Ver a importância de sermos conhecido pelo nome "Jesus chama cada um pelo nome".
Ver a importância de sermos conhecido pelo nome "Jesus chama cada um pelo nome".
Material:
Um crachá para cada pessoa do grupo e um saco ou
caixa de papelão para colocar todos os crachás.
Como Fazer:
1. O coordenador deverá recolher todos os crachás colocar no saco ou na caixa.
2. Misturar bem todos estes crachás e depois entregar um crachá para cada pessoa.
3. Esta pessoa deverá encontrar o verdadeiro dono do crachá, em 1 minuto.
4. Ao final desse tempo, quem estiver ainda sem crachá ou com o crachá errado, azar! Porque terá que pagar uma prenda.
1. O coordenador deverá recolher todos os crachás colocar no saco ou na caixa.
2. Misturar bem todos estes crachás e depois entregar um crachá para cada pessoa.
3. Esta pessoa deverá encontrar o verdadeiro dono do crachá, em 1 minuto.
4. Ao final desse tempo, quem estiver ainda sem crachá ou com o crachá errado, azar! Porque terá que pagar uma prenda.
40-DINÂMICA DA PORTA
Objetivos:
Aprofundar os laços de amizade entre os integrantes do grupo.
Aprofundar os laços de amizade entre os integrantes do grupo.
Como
Fazer:
1. O grupo deve estar disposto na forma de um círculo onde todos estejam abraçados.
2. Convida-se um integrante, de preferência o coordenador, para que se retire do círculo e escolha uma porta para entrar (um espaço entre dois integrantes no círculo).
3. O integrante deve explicar o motivo pelo qual os escolheu e o motivo pelo qual está no grupo.
4. A pessoa a esquerda na porta escolhida deve se retirar do círculo e continuar o processo até que todos tenham participado.
1. O grupo deve estar disposto na forma de um círculo onde todos estejam abraçados.
2. Convida-se um integrante, de preferência o coordenador, para que se retire do círculo e escolha uma porta para entrar (um espaço entre dois integrantes no círculo).
3. O integrante deve explicar o motivo pelo qual os escolheu e o motivo pelo qual está no grupo.
4. A pessoa a esquerda na porta escolhida deve se retirar do círculo e continuar o processo até que todos tenham participado.
41-ANÁLISE DE MÚSICAS
Objetivo:
Varia de acordo com a música a ser analisada.
Varia de acordo com a música a ser analisada.
Material:
Aparelho de som, CD ou fita com as músicas a serem analisadas e letras das mesmas.
Aparelho de som, CD ou fita com as músicas a serem analisadas e letras das mesmas.
Como Fazer:
1- A pessoa que aplica a dinâmica deve escolher previamente duas ou três músicas para serem analisadas.
2- Atenção: É muito importante a escolha das músicas. Lembre-se que as letras serão analisadas, logo devem dizer algo interessante.
3- São distribuídas as folhas com as letras aos participantes.
4- Quando todos já estiverem com suas folhas, o Coordenador coloca a música pra tocar orientando a todos que acompanhem a letra.
5- Ao final da música:
a) Cada um diz qual a mensagem que aquela música trouxe.
b) Repetir esse processo para cada música escolhida.
1- A pessoa que aplica a dinâmica deve escolher previamente duas ou três músicas para serem analisadas.
2- Atenção: É muito importante a escolha das músicas. Lembre-se que as letras serão analisadas, logo devem dizer algo interessante.
3- São distribuídas as folhas com as letras aos participantes.
4- Quando todos já estiverem com suas folhas, o Coordenador coloca a música pra tocar orientando a todos que acompanhem a letra.
5- Ao final da música:
a) Cada um diz qual a mensagem que aquela música trouxe.
b) Repetir esse processo para cada música escolhida.
Para
Debater:
=> Qual frase mais chamou sua atenção? Porquê?
=> Qual é a ligação dessa música com a nossa vida? Com o nosso Grupo?
=> Com a nossa Família, Sociedade, Escola, Trabalho, etc.?
=> Qual frase mais chamou sua atenção? Porquê?
=> Qual é a ligação dessa música com a nossa vida? Com o nosso Grupo?
=> Com a nossa Família, Sociedade, Escola, Trabalho, etc.?
42-JESUS TE AMA !
Objetivo:
Amor a Jesus e ao próximo.
Amor a Jesus e ao próximo.
Material:
Espaço e cadeiras para fazer uma roda.
Espaço e cadeiras para fazer uma roda.
Como Fazer:
1- Faz-se uma roda com todos os participantes sentados exceto um, que ficará de pé no meio da roda.
2- Esta pessoa deverá escolher uma pessoa na roda e dizer à ela: "Jesus te ama!"
3- O participante escolhido pergunta: "Por que?"
4- Então o que está de pé diz, por exemplo: "Porque você está de blusa verde!"
5- Então, todos os participantes que estão de blusa verde, trocam de lugar entre si. Os outros permanecem sentados.
6- A pessoa que estava em pé, deve tentar sentar em algum lugar durante a troca, de forma que outro participante fique sobrando em pé.
7- Proceder dessa forma até cansar!!!
1- Faz-se uma roda com todos os participantes sentados exceto um, que ficará de pé no meio da roda.
2- Esta pessoa deverá escolher uma pessoa na roda e dizer à ela: "Jesus te ama!"
3- O participante escolhido pergunta: "Por que?"
4- Então o que está de pé diz, por exemplo: "Porque você está de blusa verde!"
5- Então, todos os participantes que estão de blusa verde, trocam de lugar entre si. Os outros permanecem sentados.
6- A pessoa que estava em pé, deve tentar sentar em algum lugar durante a troca, de forma que outro participante fique sobrando em pé.
7- Proceder dessa forma até cansar!!!
Observações:
a) Não é permitido falar "porque está de blusa verde!" se a pessoa estiver de blusa azul!
b) Se o "motivo" escolhido só estiver presente em uma pessoa (Ex: só existir na roda uma pessoa de blusa verde), não é necessário que a pessoa saia do lugar, mas, se na afobação, a pessoa sair do lugar sem ver se outra pessoa possui a mesma característica, então o que está de pé pode tentar tomar seu lugar.
a) Não é permitido falar "porque está de blusa verde!" se a pessoa estiver de blusa azul!
b) Se o "motivo" escolhido só estiver presente em uma pessoa (Ex: só existir na roda uma pessoa de blusa verde), não é necessário que a pessoa saia do lugar, mas, se na afobação, a pessoa sair do lugar sem ver se outra pessoa possui a mesma característica, então o que está de pé pode tentar tomar seu lugar.
Conclusão:
Jesus não procura motivo para nos amar, assim devemos ser com nossos irmãos, amar sem pedir nada em troca, sem motivo aparente. Amar só por amar.
Jesus não procura motivo para nos amar, assim devemos ser com nossos irmãos, amar sem pedir nada em troca, sem motivo aparente. Amar só por amar.
Sugestão:
1- Na primeira rodada, sugerimos que o coordenador da dinâmica fique em pé no meio do círculo.
2- Deverá então escolher algo bem comum na roda, provavelmente muita gente estará de tênis, por exemplo. Assim já começa com quase todas as pessoas trocando de lugar!
1- Na primeira rodada, sugerimos que o coordenador da dinâmica fique em pé no meio do círculo.
2- Deverá então escolher algo bem comum na roda, provavelmente muita gente estará de tênis, por exemplo. Assim já começa com quase todas as pessoas trocando de lugar!
43-DOIS CÍRCULOS
Objetivo:
Motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam aos menos o nome das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.
Motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam aos menos o nome das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.
Participantes:
Indefinido, mas é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um "auxiliar".
Indefinido, mas é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um "auxiliar".
Material:
Uma música animada, tocada ao violão ou com gravador.
Uma música animada, tocada ao violão ou com gravador.
Como Fazer:
1. Formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas.
2. Quando começar a tocar a música, cada círculo gira para um lado.
3. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento. Repete-se até que todos tenham se apresentado.Muda-se as pessoas do círculo,para que todos se conheçam.
1. Formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas.
2. Quando começar a tocar a música, cada círculo gira para um lado.
3. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento. Repete-se até que todos tenham se apresentado.Muda-se as pessoas do círculo,para que todos se conheçam.
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