Berçário - Papel do Educador
Os Bébés em Berçário e Creche – O Papel do Educador
Quando os
bebés nascem, captam pouco do mundo que os rodeia e compreendem
ainda menos. Como os seus sentidos não estão focalizados, eles olham sem perceber o que vêem e ouvem sem entender o que significa o som.
ainda menos. Como os seus sentidos não estão focalizados, eles olham sem perceber o que vêem e ouvem sem entender o que significa o som.
Nas primeiras
semanas de vida, nem sequer se apercebem de que estão separados do mundo à sua
volta. Não sabem controlar nem o corpo nem o mundo.
Antes de um
bebé saber descobrir o seu mundo, precisa de saber onde termina o seu corpo e
começa o resto do mundo. Para isso, tem de perceber primeiro o que pode fazer
para que as coisas aconteçam, o que seria mais fácil se pudesse controlar o que
o seu corpo faz.
Todavia quando
o bebé nasce, já possui um conjunto de reflexos que demonstram o seu instinto
natural de sobrevivência. Todos estes reflexos desaparecem por volta dos três
meses, pois caso contrário, o seu desenvolvimento ficaria comprometido e as
novas capacidades não poderiam surgir.
A melhor forma
de ajudar e encorajar o desenvolvimento do bebé é através dos sentidos – visão,
audição, tacto, olfacto e paladar – porque estes são os meios que utilizará
para explorar o mundo antes de se poder movimentar nele sozinho.
Durante os
primeiros meses, os bebés pouco mais fazem do que dormir e comer,
mas de vez em quando começam a surgir traças da sua personalidade.
mas de vez em quando começam a surgir traças da sua personalidade.
Entre os dois
e os três meses, o bebé já é capaz de fazer mais coisas e está cada vez mais
interessado pelo mundo. A criança bate nos objectos, leva a mão à boca e agarra
um brinquedo. Em breve, o bebé percebe que é ele próprio a fazer o barulho com
a boca.
Entre os três
e os seis meses, o bebé segura no brinquedo e explora-o com as mãos e a boca.
Bater e atirar brinquedos parece ser uma resposta universal.
Entre os seis
e os nove meses um dos feitos mais importantes dos bebés é conseguir mudar de
posição. Conseguem rolar em ambas direcções, sentar-se sem ajuda, sentar-se e
virar (sem cair), passar da posição de bruços para a posição de sentado e por fim
levantar-se.
Durante estes
meses, os bebés dão enormes passos cognitivos à medida que se apercebem do mundo que os rodeia. Entre os
nove e doze meses, os bebés parecem estar sempre em movimento.
Os brinquedos
de empurrar e puxar são também úteis pois dão à criança algo a que se pode
agarrar, dando apoio.
Os bebés estão
assim a aprender habilidades novas e a conseguir mover-se e a tentar descobrir
como é que as coisas funcionam através de exploração.
É função do
Educador de Infância, planificar e criar todas as condições necessárias para
estimular o desenvolvimento dos bebés, nunca esquecendo que cada bebé tem o seu
próprio ritmo.
Os primeiros
anos são fundamentais para a formação da personalidade do bebé. Será papel do
educador ajudá-lo a seguir em frente e caminhar com ele na apaixonante aventura
de crescer.
Qualquer bebé
transforma um objecto – por mais estranho que pareça – num brinquedo.
Fonte: Programação e planificação na creche 0-1
ano: Bola de Neve
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