O Caracol
O CARACOL
1ª Página
O Caracol
viu uma Joaninha.
A
Joaninha passou voando.
O Caracol
falou:
- Ah! Eu
não posso voar...
2ª Página
O Caracol
viu um grilo.
O Grilo
passou pulando.
O Caracol
falou:
- Ah! Eu
não posso pular...
3ª Página
O Caracol
viu uma cigarra.
A Cigarra
passou cantando.
O Caracol
falou:
- Ah! Eu
não posso cantar...
4ª Página
O Caracol
viu um Vagalume.
O
Vagalume passou iluminando.
O Caracol
Falou:
- Ah! Eu
não posso iluminar.
5ª Página
O Caracol
Viu Uma Formiga
O Caracol
Falou:
6ª Página
- Mas
vejam só!
Falou o
Caracol.
Massa de papel
Receita Massa de Papel
Você
vai precisar de:
- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 01 bacia e 01 peneira
Modo de fazer:
1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água.
2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.
3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira mas não esprema o papel.
4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água.
5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar.
6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico.
- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 01 bacia e 01 peneira
Modo de fazer:
1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água.
2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.
3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira mas não esprema o papel.
4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água.
5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar.
6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico.
7-
Quando a tinta secar, aplique uma camada de cola branca ou verniz sobre o
objeto.
Marcadores:
Receita
Registro
Registrando
Descobertas
- Faça seu retratinho
- Desenhe os amigos de sua turminha
- Vamos recortar e colar figuras que representem nosso corpo
- Pesquise recorte e cole figuras que deixam nosso corpo limpinho
- Todos nos temos uma família.
- Como e a sua. Vamos desenhá-la.
- Pezões, recorte e cole figuras de moradias.
- Como e sua escola. Vamos desenhá-la
- Pesquise alimentos de que mais gosta.
- Pesquise, recorte e cole os brinquedos de que você mais gosta de brincar.
- Vamos pesquisar ou desenhar animais
- Cole uma foto de sua família
- Já estamos no inverno, então pesquise, recorte e cole figuras que lembrem essa estação.
- Pesquise, recorte e cole figuras que representem festas juninas.
- Dia dos Pais
- Desenhe seu papai
- Cole uma foto de seu pai
- Viva o soldado!
- Recorte cole ou desenhe objetos que o soldado usa
- Do que você gosta
- Desenhe uma roupa que você gosta de usar
- Qual e a sua brincadeira favorita: faça um desenho para mostrar como se brinca
- Você gosta de animais; Desenhe ou cole a figura de um animal de que você gosta. Se
- quiser, escreva do seu jeito o nome dele.
- Desenhe sua casa e mostre para seus colegas de classe
- Recorte de jornais e revistas, figuras de diversos tipos de casa e cole-os nesta pagina
- O que você costuma ver todos os dias no caminho de casa para a escola. Faça alguns
- desenhos
- Quais são os objetos que você costuma levar para a escola. Desenhe;
- Qual e a primeira coisa que você faz ao chegar à escola. Desenhe e pinte
- Como você faz para ir a lugares que ficam longe de sua casa. Mostre por meio de
- desenhos
- Você e menino ou menina. Desenhe como você é.
- Cole aqui rótulos de produtos que você usa para fazer sua higiene pessoal.
- Recorte de revistas figuras de diferentes tipos de plantas e cole-as nesta pagina,
- Preste bastante atenção aos barulhos que você escuta. Desenhos os objetos que fazem
- esses barulhos.
Relaxamento
Objetivo; restabelecer o equilíbrio fisico-emocional através
de exercícios que conduzam
Ao relaxamento dos músculos.
Atividades;
Equilíbrio;
- ouvir músicas
- ouvir pequenas historias
- deitar, contrair cada parte do corpo e depois relaxar
- ouvir barulhos externo a classe e comentá-los
- respirar lentamente
- deitar e imaginar-se em outro lugar
- sentar de cabeça abaixada e após ouvir seu nome levantá-la
- sentir as batidas do coração
- cantar
- soprar penas
-Brincar de;
- bonequinho de mola (se com o corpo mole)
- bonequinho de gelo (se com o corpo duro) Relaxamento
Sentar de dois em dois – uma criança de frente para a
outra- e
- Fazer espelho (uma criança cria um movimento e a outra imita
- Sentar as caso em roda e de um em um ir fazendo movimentos que os outros devem
- copiar
- Fazer movimentos livre acompanhando musicas
- Imitar bichos, pessoas...
- Andar de frente, de costas, de lado...
- Andar rápido; devagar
- Realizar movimentos livres
- Andar com equilíbrio sobre linha reta e sinuosa...
Higiene;
- cuidados com objetos, plantas, amigos e ambientes da escola
- pessoal: lavar as mãos, escovar dentes, limpar o nariz, ter cuidado com objetos de uso
- pessoal, comer corretamente com a boca fechada e não sujar o local onde lancha.
Relacionamento Pessoal;
- agradecer
- pedir licença
- ser gentil
- ceder à vez
- pedir desculpas
- boa tarde, seja bem vindo
Expressão corporal;
- imitar animais
- fazer mímicas
- expressar seus sentimentos e emoções através de dramatizações - alegria, tristeza, raiva...
Equilíbrio;
- carregar objetos
- andar livremente, para frente, para trás, ao lado...
- correr livremente, em ritmos (rápido; lento).
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Texto
Quadrinhas
EU
VI UM SAPINHO
NA
BEIRA DO RIOBARRIGUINHA DE FORA
TREMENDO DE FRIO
BATATINHA
QUANDO NASCE
ESPALHA
A RAMA PELO CHÃOMENININHA QUANDO DORME
COLOCA A MÃO NO CORAÇÃO
MANDEI FAZER UM BARQUINHO
DA CASCA DO CAMARÃO
O BARQUINHO SAIU PEQUENO
SÓ COUBE MEU CORAÇÃO
TENHO
FOME,
TENHO
SEDEMAS NÃO DE PÃO NEM DE VINHO
E SIM DE ABRAÇO E DE CARINHO
TAMBÉM PASSA A MORENHINHA
DE SAINHA PREGADA
SOU
PEQUENINHA
DA
PERNINHA GROSSAVESTIDINHO CURTO
PAPAI NÃO GOSTA
CHOVE
CHUVA, CHUVISQUINHO
MINHA
CALÇA TEM UM FURINHOCHOVE CHUVA CHUVARADA
MINHA CALÇA ESTÁ RASGADA
QUEM
PASSOU NAQUELE CARRO
NÃO
É UM BOM CIDADÃOPOIS JOGOU LIXO NA RUA
E NÃO TEM EDUCAÇÃO
E RECLAMOU DA MENINA QUE
JOGOU LIXO NO CHÃO
MEU
PAI SE CHAMA CACO
MINHA
MÃE CACA MARIASOU FILHO DA CACARIA
BATE-
BATE
RELOGINHOBATE- BATE
SEM PARAR
UM
RATO MUITO ORGULHOSO
DE
UM FEIO RATINHO RIU...MAS VEIO O GATO MANHOSO,
DEU-LHE UM BOTE E O ENGOLIU
VOA
- VOA PASSARINHO
SE
TU JÁ QUERES VOAROS PEZINHOS PELO CHÃO
E AS ASINHAS PELO AR
OLHO
DE AZEITONA
NARIZ
DE BATATINHABOCA DE TOMATE
MEXE SALADINHA
MEUS
CINCO DEDINHOS BALANÇANDO ESTÃO
MEXO
AS MÃOZINHASCOM MUITA ATENÇÃO
EU
VI UM SAPO
NA
BEIRA DO RIODE BARRIGA VERDE
TREMENDO DE FRIO
UNI
DUN TÊ
SALAMÊ
MINGUÊO ESCOLHIDO
FOI VOCÊ!
PIRULITO
QUE BATE – BATE
PIRULITO
QUE JÁ BATEUQUEM GOSTA DE MIM É ELA
E QUEM GOSTA DELA SOU EU
MINHA
MÃE É UMA BOLA
MEU
PAI É UM BOLÃOEU SOU UMA BOLINHA
QUE ROLA PELO CHÃO
REI
CAPITÃO
SOLDADO
LADRÃOMOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO
PAPAGAIO
COME
MILHOPERIQUITO
LEVA A FAMA
AS
ESTRELAS NASCEM NO CÉU
OS
PEIXES NASCEM NO MAREU NASCI NESSE MUNDO
SOMENTE PARA TE AMAR
COMO
DUAS ANDORINHAS
NUMA
TARDE DE VERÃOSEREMOS AMIGOS
AMIGOS DO CORAÇÃO
LÁ
VEM ELE, AU – AU
BRINCAR
COMIGO NO QUINTALELE SÓ FICA QUIETINHO QUANDO TÁ COMENDO
SEU MINGAU
MEIO
DIA
MACACA
SOFIAPANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA
VACA
AMARELA
CHAMA-SE
CLARABELA
É
MEIO MATUSQUELA
E
BABA NA PANELA
QUEM
FALAR PRIMEIRO
BEBE
A BABA DELA
CORRE
COTIA
NA
CASA DA TIA
CORRE
CIPÓ
NA
CASA DA VÓ
A
CASINHA DA VOVÓ
CERCADIONHA
DE CIPÓO CAFÉ TA DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
IOIÔ
VAI...
...IOIÔ
VEM
QUE
GINGADO BONITO VOCÊ TEM
PLOC, PLOC, PLOC, PLOC,
ERA
UMA BRUXA À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL
– ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO
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Gêneros Textuais
Orientações
ORIENTAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES
- Dê tempo e espaço para a criança fazer coisas para si mesma;
- De-lhe jogos para que ela use as habilidades motoras que envolvam pular, jogar bola, etc;
- Deixe-a colocar líquidos de uma jarra para um copo;
- Providencia uma variedade de materiais e atividades para usar enquanto você a acompanha;
- Responda a todas a questões sobre para que as coisas são e como elas funcionam;
- Providencia experiências inéditas para a aprendizagem;
- Repita experiências frequentemente. Criança não aprende fazendo uma coisa só uma vez, elas precisam de repetição;
- Reforce idéias acuradas da criança e percepções com palavras: “Você está certo, precisamos de mais uma colher na nossa mesa”;
- Comece a ler livros e história com enredo simples e ensine-lhes cantigas com letras mais simples;
- Inclua mais objetivos em jogos dramáticos;
- Mostre-lhe que você ama e confia nela;
- Responda a suas ofertas de amizade. Mostre constantemente que você gosta dela;
- Deixe-a ajudar em atividades reais, como limpar, passar panos em objetos, guardar brinquedos;
- Agradeça-lhes e elogie a sua ajuda;
- Aceite os fortes sentimentos de companheiros imaginários ou medo de coisas imaginárias ou reais. Não brinque com esses sentimentos. Ore com a criança para que ela se sinta segura.
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Texto
O ovo misterioso
ERA
UMA VEZ UM OVO QUE APARECEU NO QUINTAL.
|
NÃO ERA DA PORCA.
PORCA NÃO BOTA OVO.
|
||
TAMBÉM
NÃO ERA DA GATA. VOCÊ JÁ VIU GATO BOTAR OVOS?
|
SE
FOSSE PÁSCOA, PODERIA TER SIDO PRESENTE DO COELHO. COELHA NÃO BOTA OVO.
|
||
PODERIA
SER DA TARTARUGA. TARTARUGA BOTA OVO
|
PODERIA
SER DA GALINHA. GALINHA TAMBÉM BOTA OVO
|
||
SE
FOSSE MAIOR, PODERIA SER DA AVESTRUZ.
|
OU SERIA DA FÊMEA
DO JACARÉ? NÃO SEI...
|
||
O
OVO SE PARTIU, DESCOBRIMOS DE QUEM ELE É.
|
E
AÍ VOCÊ JÁ SABE?
|
Berçário - Papel do Educador
Os Bébés em Berçário e Creche – O Papel do Educador
Quando os
bebés nascem, captam pouco do mundo que os rodeia e compreendem
ainda menos. Como os seus sentidos não estão focalizados, eles olham sem perceber o que vêem e ouvem sem entender o que significa o som.
ainda menos. Como os seus sentidos não estão focalizados, eles olham sem perceber o que vêem e ouvem sem entender o que significa o som.
Nas primeiras
semanas de vida, nem sequer se apercebem de que estão separados do mundo à sua
volta. Não sabem controlar nem o corpo nem o mundo.
Antes de um
bebé saber descobrir o seu mundo, precisa de saber onde termina o seu corpo e
começa o resto do mundo. Para isso, tem de perceber primeiro o que pode fazer
para que as coisas aconteçam, o que seria mais fácil se pudesse controlar o que
o seu corpo faz.
Todavia quando
o bebé nasce, já possui um conjunto de reflexos que demonstram o seu instinto
natural de sobrevivência. Todos estes reflexos desaparecem por volta dos três
meses, pois caso contrário, o seu desenvolvimento ficaria comprometido e as
novas capacidades não poderiam surgir.
A melhor forma
de ajudar e encorajar o desenvolvimento do bebé é através dos sentidos – visão,
audição, tacto, olfacto e paladar – porque estes são os meios que utilizará
para explorar o mundo antes de se poder movimentar nele sozinho.
Durante os
primeiros meses, os bebés pouco mais fazem do que dormir e comer,
mas de vez em quando começam a surgir traças da sua personalidade.
mas de vez em quando começam a surgir traças da sua personalidade.
Entre os dois
e os três meses, o bebé já é capaz de fazer mais coisas e está cada vez mais
interessado pelo mundo. A criança bate nos objectos, leva a mão à boca e agarra
um brinquedo. Em breve, o bebé percebe que é ele próprio a fazer o barulho com
a boca.
Entre os três
e os seis meses, o bebé segura no brinquedo e explora-o com as mãos e a boca.
Bater e atirar brinquedos parece ser uma resposta universal.
Entre os seis
e os nove meses um dos feitos mais importantes dos bebés é conseguir mudar de
posição. Conseguem rolar em ambas direcções, sentar-se sem ajuda, sentar-se e
virar (sem cair), passar da posição de bruços para a posição de sentado e por fim
levantar-se.
Durante estes
meses, os bebés dão enormes passos cognitivos à medida que se apercebem do mundo que os rodeia. Entre os
nove e doze meses, os bebés parecem estar sempre em movimento.
Os brinquedos
de empurrar e puxar são também úteis pois dão à criança algo a que se pode
agarrar, dando apoio.
Os bebés estão
assim a aprender habilidades novas e a conseguir mover-se e a tentar descobrir
como é que as coisas funcionam através de exploração.
É função do
Educador de Infância, planificar e criar todas as condições necessárias para
estimular o desenvolvimento dos bebés, nunca esquecendo que cada bebé tem o seu
próprio ritmo.
Os primeiros
anos são fundamentais para a formação da personalidade do bebé. Será papel do
educador ajudá-lo a seguir em frente e caminhar com ele na apaixonante aventura
de crescer.
Qualquer bebé
transforma um objecto – por mais estranho que pareça – num brinquedo.
Fonte: Programação e planificação na creche 0-1
ano: Bola de Neve
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Texto
Proclamação da República
15 de Novembro - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca,
montado em um cavalo, entrou no Quartel General do Exército, no Rio de Janeiro,
e pôs fim ao último Gabinete da Monarquia, governada pelo Imperador D. Pedro II.
Alguns fatores contribuíram para a Proclamação da República:
Continuar lendo - AQUI
|
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Proclamação da República
Rotina
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A
rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à
criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança
maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de
estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como
vimos, a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos
professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e
prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto
político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
Hora
da Roda
Na roda, o professor recebe as
crianças, proporcionando sensações como acolhimento, segurança e de pertencer
àquele grupo, aos pequenos que vão chegando. Para tal, pode utilizar jogos de
mímica, músicas e mesmo brincadeiras tradicionais, como “adoleta” e
“corre-cotia”,, promovendo um verdadeiro “ritual” de chegada. Após a chegada, o
educador deve organizar a roda de conversa, onde as crianças podem trocar
idéias e falar sobre suas vivências. Aqui cabe ao educador organizar o espaço,
para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de
forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas,
estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada
um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e
observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. Na roda, o educador
pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca
de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no
calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos
mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam
brincar sozinhas) e outras. Também na roda deverão ser feitas discussões acerca
dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às
crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam
participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar
as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de
concentração/interação das crianças neste tipo de atividade.
Artes
Plásticas
O trabalho com artes plásticas na
Educação Infantil visa ampliar o repertório de imagens das crianças,
estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura
dos diversos tipos de artes plásticas (escultura, pintura, instalações). Para
tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas
técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-las,
interagindo com elas a seu modo, e produzindo as suas próprias obras,
expressando-se através das artes plásticas. Assim, elas aumentarão suas
possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas. Também
poderão conhecer obras e histórias de artistas (dos mais diversos estilos,
países e momentos históricos), apreciando-as e emitindo suas idéias sobre estas
produções, estimulando o senso estético e crítico.
Hora
da História
Podemos dizer que o ato de contar
histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não
letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os
adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil,
enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o professor pode ler para
ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de
ouvir histórias contadas pelo adulto; mas pode descobrir o prazer de contá-las
aos colegas. Enfim, a “Hora da História” é uma momento valioso para a educação
integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a
função social da escrita. O professor pode organizar este momento de diversas maneiras:
no início ou fim da aula; incrementando com músicas, fantasias, pinturas;
organizando uma pequena biblioteca na sala; fazendo empréstimos de livros para
que as crianças leiam em casa, enfim, há uma infinidade de possibilidades.
Hora
da Brincadeira
Brincar é a linguagem natural da
criança, e mais importante delas. Em todas as culturas e momentos históricos as
crianças brincam (mesmo contra a vontade dos adultos). Todos os mamíferos, por
serem os animais no topo da escala evolutiva, brincam, demonstrando a sua
inteligência. Entretanto, há instituições de Educação Infantil onde o brincar é
visto como um “mal necessário”, oferecido apenas por que as crianças insistem
em fazê-lo, ou utilizado como “tapa-buraco”, para que o professor tenha tempo
de descansar ou arrumar a sala de aula. Acreditamos que a brincadeira é uma
atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas
idéias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como
é o seu mundo, o seu dia-a-dia. A brincadeira é, para a criança, a mais valiosa
oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de
compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o
seu egocentrismo característico; de solucionar os conflitos que surgem,
tornando-se autônoma; de experimentar papéis, desenvolvendo as bases da sua
personalidade. Cabe ao professor fomentar as brincadeiras, que podem ser de
diversos tipos. Ele pode fornecer espelhos, pinturas de rosto, fantasias, máscaras
e sucatas para os brinquedos de faz-de-conta: casinha, médico, escolinha,
polícia-e-ladrão, etc. Pode pesquisar, propor e resgatar jogos de regra e jogos
tradicionais: queimada, amarelinha, futebol, pique-pega, etc. Pode confeccionar
vários brinquedos tradicionais com as crianças, ensinando a reciclar o que
seria lixo, e despertando o prazer de confeccionar o próprio brinquedo: bola de
meia, peteca, pião, carrinhos, fantoches, bonecas, etc. Pode organizar, na sala
de aula, um cantinho dos brinquedos, uma “casinha” além de, é claro, realizar
diversas brincadeiras fora da sala de aula. Além disso, as brincadeiras podem
despertar projetos: pesquisar brinquedos antigos, fazer uma Olimpíada na
escola, ou uma Copa do Mundo, etc.
Hora
do Lanche/Higiene
Devemos lembrar que comer não é apenas
uma necessidade do organismo, mas também uma necessidade psicológica e social.
Na Bíblia, por exemplo, encontramos dezenas de situações em que Jesus compartilhava
refeições com seus discípulos, fato que certamente marcou nossa cultura. Em
qualquer cultura os adultos (e as crianças) gostam de realizar comemorações e
festividades marcadas pela comensalidade (comer junto). Por isso, a hora do
lanche na Educação Infantil não deve atender apenas às necessidades
nutricionais das crianças, mas também às psicológicas e sociais: de sentir
prazer e alegria durante uma refeição; de partilhar e trocar alimentos entre
colegas; de aprender a preparar e cuidar do alimento com independência; de
adquirir hábitos de higiene que preservam a boa saúde. Por isto, a hora do
lanche também deve ser planejada pelo professor. A disposição dos móveis deve
facilitar as conversas entre as crianças; deve haver lixeiras e material de
limpeza por perto para que as crianças possam participar da higiene do local onde
será desfrutado o lanche (antes e depois dele ocorrer); deve haver uma cesta
onde as crianças possam depositar o lanche que desejam trocar entre si
(estimulando a socialização e, ao mesmo tempo, o cuidado com a higiene). Além
disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos
saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os
dentes, etc.). O lanche também pode fazer parte dos projetos desenvolvidos pela
turma: pesquisar os alimentos ais saudáveis, plantar uma horta, fazer
atividades de culinária, produzir um livro de receitas, fazer compras no
mercado para adquirir os ingredientes de uma receita, dentre outras, são
atividades às quais o professor pode dar uma organização pedagógica que
possibilite às crianças participar ativamente, e elaborar diversos projetos
junto com a turma.
Atividades
Físicas/Parque
Fanny Abramovich lembra-nos, com muito
humor, o papel usualmente atribuído ao movimento nas nossas escolas: “Não se
concebe que o aluno sequer possua um corpo. Em movimento permanente. Que
encontre respostas através de seus deslocamentos. Um corpo que é fonte e ponte
de aprendizagens, de reconhecimentos, de constatações, de saber, de prazer.
Basicamente, possui cabeça (para entender o que é dito) e mão (para anotar o
que é dito). Portanto, pode e deve ficar sentado o tempo todo da aula. Breves
estiramentos, andadelas rápidas, podem ser efetuadas nos intervalos. No mais,
os braços são úteis para segurar livros/cadernos/papéis e pés e pernas se
satisfazem ao ser selecionados para levantar/perfilar/sair. E basta.”
(ABRAMOVICH, 1998, p. 53) Na Educação Infantil, o principal objetivo do
trabalho com o movimento e expressão corporal é proporcionar à criança o
conhecimento do próprio corpo, experimentando as possibilidades que ele oferece
(força, flexibilidade, equilíbrio, entre outras). Isto proporcionará a ela
integrá-lo e aceitá-lo, construindo uma auto-imagem positiva e confiante. Para
isso o professor deve proporcionar atividades, fora e dentro da sala de aula,
onde a criança possa se movimentar. Alongamentos, ioga, circuitos, brincadeiras
livres, jogos de regras, tomar banho de mangueira, subir em árvores... São
diversas as possibilidades. O professor deve organizá-las e planejá-las, mas
sempre com um espaço para a invenção e colaboração da criança. O momento do
parque também assume uma conotação diferente. Não é apenas um intervalo para
descanso das crianças e dos professores. É mais um momento de desafio, afinal,
há aparelhos, árvores, areia, baldinhos e pás, pneus, cordas, bolas, bambolês e
tantas brincadeiras que esses materiais oferecem. O professor deve estar
próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e
socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas
brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los
sozinhas.
Atividades
Extra-Classe
(Interação com a comunidade)
A sala de aula e o espaço físico da
escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em
princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que
fazemos dele. Praças, parques, museus, exposições, feiras, cinemas, teatros,
supermercados, exposições, galerias, zoológicos, jardins botânicos, reservas
ecológicas, ateliês, fábricas e tantos outros. O professor deve estar atento à
vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes,
que se relacionem aos projetos desenvolvidos na classe, ou que possam ser o
início de novos projetos. Isto certamente enriquecerá e ampliará o projeto
político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da
escola. Pode haver até mesmo intercâmbios com outras instituições educacionais.
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Texto
Projeto - Cores e formas
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS - MATERNAL
Educadora Edilaine Vendrasco – Turma: Maternal II
1) Tema: Brincando com Cores e Formas
2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e
formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3) Justificativa Nesta fase, é importante propiciar à
criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que
compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
4) Perfil do grupo Crianças de dois anos de idade,
participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e
descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Desenvolva
percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a
existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
- Procedimentais:
• Conhecer e
nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar
vocabulário.
• Reconhecer
existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar
diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir
trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da
construção.
• Ampliar o
conhecimento do mundo.
• Desenhar a
partir do que foi observado.
- Atitudinais:
• Interessar-se e
demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar,
valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no
momento de desenhar.
• Apreciar as
artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e
ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral
e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam
olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias
e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores
e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando
com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com
água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores
primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar
sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras
geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com
o material da bandinha; - Registrar com guaxe de cores variado o que mais
chamou atenção da criança na música; - Folhar revistas e observar o que mais
lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma
salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as
cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que
temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e
colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola
colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu
critério e observar as cores novas que descobriu; - Falar as crianças, sobre o
arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o
arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e
seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados,
colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com
o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar
autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua
casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o
roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de
levar para casa.
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando
lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da
Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história
e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com
interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e
pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir
que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que
montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as
formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande
quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora
fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar
em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma
forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas
geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura
geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar
seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um
sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do
desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato.
Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A
outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da
bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de
retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de
círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar
um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e
várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em
cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o.
Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas
caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as
bolas por cor para guardar. - Trabalho de registro montando mosaico com as
cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e
um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no
quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...
8) Avaliação
• Será feita
avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.
9)Duração
• Aproximadamente
dois meses.
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